sábado, 16 de julho de 2011

HISTÓRIA DE SÃO CRISTÓVÃO I

Hoje no primeiro dia da novena em honra a São Cristóvão, vamos conhecer um pouco do nosso santo padroeiro.

Muitas vezes vivemos anos em uma paróquia, comunidade ou forania sem saber quem é verdadeiramente o padroeiro, sem conhecer sua história. 

Este ano propomos uma mudança, vamos saber quem é São Cristóvão para a Igreja Católica e o motivo dele ser o nosso padroeiro.

Não podemos esquecer que a Festa de São Cristóvão para nós é mais que a festa de uma comunidade,mas é a festa de nossa paróquia.

Essa é a nossa FESTA, participe, reze e se alegre!!!!

1ª PARTE DA HISTÓRIA
São Cristóvão – 25 de Julho

São Cristóvão, mártir, mereceu um culto litúrgico desde os tempos mais remotos, na igreja oriental e na Romana. Por toda parte, em todos os países da Europa, como também no Brasil, existem igrejas dedicadas a este santo. Em sua honra foram fundados conventos, patronatos, abrigos e até irmandades trazem seu nome. Não obstante esta popularidade, bem pouco se sabe da vida deste santo.

Nas numerosas tradições que a seu respeito chegaram até nós, o que há de certo é que ele devia ter sido um homem de estatura extraordinariamente alta, de força hercúlea e, uma vez convertido a Cristo, se fez apóstolo desta religião na Lícia, onde sofreu o martírio sob o imperador Décio, por volta do ano 250.

A lenda fez de Cristóvão um herói predileto, pintado as façanhas deste santo com cores vivas e até edificantes. Conforme a lenda mais difundida, Cristóvão era natural da Palestina, a terra de Cristo. Carreira comum dos homens fortes era a de militar, a serviço do senhor que melhor pagava.

Cristóvão ambicionava colocar sua habilidade militar e sua força a serviço do Senhor mais potente; foi assim que mudou várias vezes de dono. Diz-se que até se colocou a serviço do demônio, quando notou que o seu general tinha medo supersticioso do espírito das trevas. Percebendo porém que o próprio diabo tinha medo da cruz, indagou o porquê, foi então que ficou sabendo que Cristo. Filho de Deus, era o mais poderoso dos soberanos.



 continua.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário