segunda-feira, 18 de julho de 2011

HISTÓRIA DA COMUNIDADE SÃO CRISTÓVÃO

HISTÓRIA DA COMUNIDADE SÃO CRISTÓVÃO

 Por Joana

A Comunidade São Cristóvão fica localizada na Rua Volta Redonda, nº 157, bairro São Cristóvão, Betim-MG; CEP 32665-280;

A Comunidade São Cristóvão teve início em 30 de maio de 1982, num domingo às 13h00min, onde se reuniram algumas pessoas na casa da dona Silvina Júlia de Carvalho.

A reunião foi marcada para que todas as pessoas que queriam a fundação de uma nova comunidade pudessem se manifestar.

A vontade de fundar uma nova comunidade se deu pelas dificuldades que os fiéis residentes no bairro tinham em participar das celebrações e trabalhos pastorais em outras comunidades.

Desde 1980, já haviam grupos de oração e círculos bíblicos nas casas, com a partilha da palavra de Deus.

A liderança, pessoas escolhidas pela pequena comunidade, sendo eles: Silvina Júlia de Carvalho, Luzia Alves Lúcia, Julieta Chavier Batista, Sebastião de Carvalho, Demetrio, Odete, Jadir, Elza, Antônio Simão, José Nadir, Leonila, Jovelina, José Fonseca, Antônia, Mário Luiz, Maria das Dores, Maria de Fátima, José Júlio, mesmo com algum receio foram ao encontro do Padre Francisco Leny, Pároco da Paróquia Jesus Operário, conversar sobre a possibilidade da criação de uma nova comunidade.

Após a conversa com o Padre Francisco foram organizadas equipes de trabalho e em 06 de junho de 1982 tivemos a 1º Celebração às 15h00min e daí em diante todos os domingos neste horário.

O Padre Francisco Leny foi presença marcada em quase todos os conselhos desde o início sempre apoiando e ajudando na organização.

A comunidade sempre se reunia na casa da Dona Silvina.

A década de 80, para a Comunidade São Cristóvão foi marcada pela atuação concreta na vida do bairro. A Comunodade como um todo participava nas associações de bairros, manifestações para melhorar transporte, iluminação pública, saúde, patrulhamento das ruas, grupos de senhoras lutando por melhores dias. Tudo isso com o empenho dos padres combonianos.

Os Missionários Combonianos ao verem a fé e os trabalhos da pequena comunidade doaram para 02 lotes, sendo que a Arquidiocese de Belo Horizonte pagou pela escritura pública de doação.

A animação da comunidade era tamanha que em 25 de julho de 1982 foi organizada a 1ª procissão saído da casa do Sr Mário e Sra. Floriza, culminado com a colocação da pedra fundamental da igreja.

A comunidade reunida construiu uma parte da igreja, onde já se iniciou os trabalhos pastorais e a realização de casamentos e batizados.

Algum tempo depois, em 1986, o Padre Francisco foi transferido e fomos presenteados com o Padre João Lousada, que veio a ser o 1º pároco da atual comunidade São Cristóvão.

O Padre João Lousada foi uma a presença significativa, pois investiu na construção da parte de cima da igreja, o que trouxe mais conforto para a comunidade.

Em 1988, ocorreu o desmembramento da Paróquia Jesus Operário e a criação da paróquia Maria Mãe dos Pobres.

O Pe. João Lousada foi empossado pároco da Paróquia Maria Mãe dos Pobres, a qual pertencia a Comunidade São Cristóvão.

 O pároco Pe. João Lousada, no final de 1990, propõem um projeto de construção da igreja e busca recursos financeiros no exterior para a construção da atual Igreja São Cristóvão.

Neste mesmo anos houve a criação da Associação dos Vicentinos (A.S.V.P.).

Em 1994, muda a direção da paróquia assumindo 3 padres recém ordenados, Pe. Mauro Reis, Pe. Joel e Pe. Áureo, ligados à Diocese de Belo Horizonte.

Pouco tempo depois, passamos por um novo desmembramento da Paróquia Maria Mãe dos Pobres e a criação da Paróquia São Cristóvão.

A nova Paróquia trouxe o Padre João Geraldo que foi ordenado aqui na paróquia e ficou conosco por 07 (sete) anos.
Nesse tempo, tivemos vários momentos marcantes como a ordenação do Padre Flávio aqui na paróquia; o acolhimento de muitos seminaristas, que acabaram saindo da paróquia como diáconos; o grande crescimento da área espiritual e com vários cursos; a caminhada penitencial na qual ajudou muito na união dos servos e a carreata com bênção dos motoristas e carros;

Durante estes mais de 25 anos de comunidade tivemos muitos pontos marcantes:

    Círculos bíblicos
    Visitas aos pobres. (com assistência até de alimentação) tudo isso mais ou menos em 1983.
    As reuniões constantes na casa da Dona Silvina.
    A concretização da laje do galpão em 11 de agosto.
    Colocação da capela do Santíssimo na comunidade em 1985.
    A nomeação ou chamado do Pe. Francisco em 1986 para coordenar os combonianos.

Toda a organização estrutural da comunidade realizada àquela época persiste até hoje.

Como qualquer família tivemos muitas dificuldades como a carência financeira, a falta de energia elétrica, a falta de entrosamento entre membros de equipes, a falta de formação e a falta de um local fixo para a realização das reuniões e trabalhos pastorais. Outro fato que trouxe conflitos foi o desmembramento da comunidade Nossa Senhora do Rosário, para  formação da nova comunidade.

Assim como os problemas chegaram eles também se foram pois hoje temos um local para as reuniões, pois temos a igreja e o salão comunitário; temos formação constantemente; já temos energia elétrica, asfalto e saneamento básico.

Obs.: Em tudo dai graças. Pois a força do Espírito Santo nunca deixou de nos assistir, mesmo em nossa pequenez. O dia que formos grandes totalmente, não teremos e não daremos mais oportunidade ao Espírito Santo de nos mostrar quão grande é o Senhor.

Os problemas do início, muitos são também os de hoje, para nos mostrar que nascemos, aprendemos a nossa vida toda e morremos sem saber nada. Tivemos, ainda na vida de nossa comunidade, muitas presenças marcantes, que hoje raramente vemos, ou morreram ou mudaram de religião, há todas essas pessoas as nossas considerações.

Um comentário:

  1. P. Daniel,

    Parabéns por mais esta conquista, todos sabemos como é difícil divulgar o evangelho nos dias de hoje, onde cada vez mais os valores e princípios estão sendo perdidos.
    Mas você consegue com maestria fazer com que as pessoas ouçam e acreditem na palavra de Deus.

    Um forte abraço de seu irmão que te ama muito!!!

    Welington Antunes

    ResponderExcluir