domingo, 17 de julho de 2011

HISTÓRIA DE SÃO CRISTÓVÃO I I


Hoje no segundo dia da novena em honra a São Cristóvão, 
vamos conhecer mais  do nosso santo padroeiro.






São Cristóvão – 25 de Julho

São Cristóvão, mártir, mereceu um culto litúrgico desde os tempos mais remotos, na igreja oriental e na Romana. Por toda parte, em todos os países da Europa, como também no Brasil, existem igrejas dedicadas a este santo. Em sua honra foram fundados conventos, patronatos, abrigos e até irmandades trazem seu nome. Não obstante esta popularidade, bem pouco se sabe da vida deste santo.

Nas numerosas tradições que a seu respeito chegaram até nós, o que há de certo é que ele devia ter sido um homem de estatura extraordinariamente alta, de força hercúlea e, uma vez convertido a Cristo, se fez apóstolo desta religião na Lícia, onde sofreu o martírio sob o imperador Décio, por volta do ano 250.

A lenda fez de Cristóvão um herói predileto, pintado as façanhas deste santo com cores vivas e até edificantes. Conforme a lenda mais difundida, Cristóvão era natural da Palestina, a terra de Cristo. Carreira comum dos homens fortes era a de militar, a serviço do senhor que melhor pagava.

Cristóvão ambicionava colocar sua habilidade militar e sua força a serviço do Senhor mais potente; foi assim que mudou várias vezes de dono. Diz-se que até se colocou a serviço do demônio, quando notou que o seu general tinha medo supersticioso do espírito das trevas. Percebendo porém que o próprio diabo tinha medo da cruz, indagou o porquê, foi então que ficou sabendo que Cristo. Filho de Deus, era o mais poderoso dos soberanos.

Procurou, então, instruir-se sobre esta religião e do modo como colocar-se a serviço deste Soberano Senhor. Encontrou um eremita que lhe indicou a maneira de servir a Cristo: entregando-se a penitência à oração e à meditação da palavra de Deus. Mas Cristóvão objetou: “Jejuar não aguento, rezar e meditar não tenho jeito”. “Pois bem, replicou o ermitão, existe mais um meio para servir a Deus; é praticar obras de caridade para com o próximo”. E acrescentou: “Vê, tu és robusto, alto e forte: aí perto há um rio sem ponte, que é perigoso de morte para muita gente que o deseja atravessar. Oferece teus serviços àquela pobre gente: leva as pessoas, transportando-as de um lado para o outro. Terás a gratidão e as orações dos beneficiados, e Deus te recompensará largamente de tua caridade”.

A proposta agradou a Cristóvão que, de fato, construída uma choupana à beira rio, prontificou-se a transportar gratuitamente todos os transeuntes. Certo dia, apresentou-se um menino que lhe pediu favor. Ele o carregou como se fosse uma palha nos ombros, mas no percurso o menino começou a pesar cada vez mais e Cristóvão sentiu tremer suas pernas. Todo assustado pelo estranho fenômeno, perguntou ao menino: “Que coisa é essa? Parecia estar carregando o peso do mundo inteiro”. Sorridente o menino respondeu: “Muito mais do que o mundo inteiro: tu carregaste o Senhor do mundo”. Era como um prêmio do serviço prestado na caridade. Desde aquele dia, mudou seu nome para Cristóvão, que significa “portador de Cristo”.

in O Santo do Dia, Dom Servilio Conti, 
IMC, vozes,

Nenhum comentário:

Postar um comentário