quinta-feira, 28 de julho de 2011

A FÉ - I


CAMINHOS DE EXIXTÊNCIA 

 


A FÉ ILUMINA O CAMINHO

O ser humano vem a este mundo envolvido por dois imensos dons de Deus: a liberdade e a graça. A liberdade encontra no fundo da consciência a luz da razão, da ética. E assim escolhe as estradas do bem.

Deus, no infinito amor, quis dar-nos mais. Como se não nos bastasse a ética, que construímos de modo consciente, racional e livre ao longo da história, ele adiantou-se-nos, falando pelos profetas e, nos últimos tempos, por meio do Filho (cf. Hb 1,1). Essa revelação de Deus lança-nos trilhar um caminho iluminado pela fé.

Muitos caminhos se abrem a partir da fé cristã. Todos eles convergem num ponto. Eles arrancam da experiência de Deus criador, que nos convida para vida de intimidade com ele. Vivemos simultaneamente no horizonte da criação e da graça, não como em dois mundos separados. Há uma única história por onde caminhar. Duas luzes diferentes iluminam o mesmo caminho.

Deus oferece-nos irrestritamente a graça da palavra revelada, para a inteligência e do amor, para a vontade, a fim de trilharmos a vereda da verdade e do bem.

 
A fé constitui-se-nos autêntica forma de viver, de compreender, de existir e de agir no mundo à luz da palavra de Deus. Toda nossa vida se entende e encontra sentido a partir da fé no Deus salvador, que nos enviou Jesus para apontar-nos o caminho. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” ( JO 14,6 ).

Essa fé toca-nos a inteligência, ao oferecer verdades que nos esclarecem o sentido da vida. Enquanto bem, afeta-nos a vontade e a liberdade, ao motivar-nos. E nela existe uma beleza que nos encanta. Vai mais longe: exige de nós compromisso, práxis, ação consentânea, para não merecermos a pecha de alienados. Traçaremos então muitos caminhos à luz dessa fé

J.B. Libanio, sj


TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário