sábado, 20 de agosto de 2011

Vocação 3ª domingo agosto 2011

A vocação religiosa feminina e masculina
por Isabel Cristina Fernandes


                  Estamos no mês de agosto, mês vocacional. Neste Domingo,  21 de agosto, a Igreja celebra a vocação religiosa.  A essa vocação são chamados os homens e mulheres cuja missão é servir a Deus e aos irmãos, vivendo uma vida de oração e trabalho em prol de toda a humanidade. Consagrar a vida a Deus. Dedicar a Cristo toda a liberdade, todos os desejos, toda a vontade, toda a comodidade.  Assim é a vocação religiosa: a vocação assumida por monges e freiras, frades e irmãs de caridade.  Essa vocação é assumida por pessoas que se sentiram chamadas por Deus a doarem suas vidas por uma causa. Trata-se da consagração a Deus assumindo os votos de pobreza, castidade e obediência, ingressando numa Congregação ou Ordem Religiosa. Os religiosos e religiosas são os sinais visíveis do amor de Jesus Cristo pela sua Igreja e pelo mundo.
                  Em nossa paróquia tivemos a felicidade de por alguns anos contar a presença de duas comunidades franciscanas. Uma na Comunidade Santíssima Trindade e outra na Comunidade Santo Antônio de Pádua. A ajuda deles foi muito preciosa para a nossa paróquia.
                  Temos a felicidade de contar também em nossa paróquia, há alguns anos  com a presença carinhosa das irmãs missionárias de Jesus crucificado. Algumas passaram por aqui, outras estão desde o começo. Entre elas, cito Irmã Ana Maria, Irmã Terezinha, Irmã Júlia, Irmã Mariazinha e a querida e saudosa Irmã Neli, que nos deixou um grande legado: Como conhecer, ler, e interpretar o Livro Sagrado.
                  Vamos conhecer um pouco da história desta ordem e recordar através de algumas fotos.

Missionárias de Jesus Crucificado
Fundadores
 
                                                                                                



        Dom Francisco de Campos Barreto e     Maria Villac               

                  Congregação brasileira, fundada em Campinas – SP em 03.05.1928.
Nesta data Campinas viu nascer esta Congregação, com o nome de Instituto das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado com o Carisma: “Ir em busca dos mais necessitados” fundamentos no Mistério Pascal; Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Hoje as Missionárias de Jesus Crucificado continuam a viver o Carisma missionário indo em busca dos mais necessitados, dos que sofrem injustiças e toda sorte de abandono nos lugares mais difíceis e "além mares", impulsionadas pelo amor a Jesus Crucificado. Desde o início a devoção a Maria, Mãe de Jesus, foi fortemente impressa, em cada Missionária de Jesus Crucificado. Solidárias, como Maria, que não deixou faltar o vinho da vida, que alegra, restaura a confiança e a esperança de um mundo novo de igualdade, de mais vida para todos.

Quer conhcer mais das irmãs  MISSIONÁRIAS DE JESUS CRUCIFICADO entre no site
http://www.mjc.org.br/

As irmãs estã em nossa paróquia a muitos anos


Irmã Júlia














Em nossa Paróquia tivemos também, os votos da Irmã Ana Maria 



















Tivemos a irmã Neli e com ela  as primeiras aulas  que nos levaram a um conhecimento maior da Bíblia: Como ler, como interpretar o Livro Sagrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário