segunda-feira, 8 de agosto de 2011

TRINDADE


Nós estamos sempre em mudança para melhor, por isso alteramos o ícone da Santíssima Trindade.

O novo ícone tem todo um estudo e uma história,
não é só um desenho que alguem fez para ser bonito......

Veja!



 

TRINDADE

Este Ícone foi feito no séc. XV, pelo Monge André Rublev da Igreja ortodoxa Russa do Mosteiro de são Sérgio da Santíssima Trindade. Inspiração do ícone já existente da visita dos três anjos à casa de Abraão (Gn 18,1 - 4).
Neste, Rublev expressa a unidade da Trindade, a ponto de confundirmos as personagens, e a primeira vista não sabermos distinguir a pessoa do Pai, do Filho e do Espírito. Antes deste a Trindade era representada, mas não exatamente idêntica, pois o Pai parecia ser mais velho
que o Filho e o Espírito era representado por uma pomba. O ícone é um daqueles que exigem ser contemplados longamente para se poder compreender sua profundidade espiritual e para se poder entender o motivo de seu êxito imediato. Pois apenas um século depois foi declarado modelo da representação da Trindade pelo concílio chamado de “os Cem Capítulos”, celebrado em 1551. Atualmente o original feito por Rublev se encontra na galeria de Triakov.

O PAI

O primeiro Anjo colocado à esquerda representa o Pai, possui um manto de cor indefinida, que é obtido da mistura dos pigmentos da roupa do Filho com a do Espírito. É impossível definir a cor exata, isso representa o mistério em que o Pai está envolto. Por debaixo deste manto tem uma veste azul que representa a sua divindade.
Em cima do Pai, existe uma casa a qual era a tenda de Abraão, mas neste representa a sua sabedoria. Baseado na palavra dos provérbios que diz “a sabedoria edificou uma casa” (provérbios 9,1). Observamos que possui a cabeça ereta e para Ele convergem os olhares e as inclinações, inclusive da montanha e do tronco frondoso.

O FILHO

O anjo do meio representa o Filho, possui a túnica vermelho-purpúrea, que simboliza sua humanidade e por baixo o azul à divindade. Todos os três possuem mas só vemos nitidamente no Filho a estola no ombro representando a realeza. Os três estendem a mão para o cálice no centro em gesto de benção. O cálice possui a cabeça de um cordeiro, é o cálice eucarístico trazendo em si o cordeiro de Deus (Cristo) que tira o pecado do mundo.
Acima deste está o que era o carvalho de mambré, e que aqui simboliza o tronco de Jessé, pelo qual Cristo veio ao mundo.

O ESPÍRITO

O terceiro anjo a direita é o Espírito, possui um manto verde representando a eternidade e também o azul à divindade. A doçura de suas linhas possui algo de materno, é o consolador, o Espírito de amor. Sua postura inclinada da a entender que ele aguarda para ser enviado. Em cima contemplamos a montanha de Deus.
As três personagens seguram bastões longos e vermelhos. Na Antigüidade, o bastão, e posteriormente o cetro, eram símbolo de poder do indivíduo, de sua dignidade e de sua autoridade. O bastão vermelho reserva-se, ademais, aos grandes mestres e a quem se dedicava ao ensino.
Vemos , além disso, que os três estão sentados sobre escabelos, com os pés sobre pedestais de ouro. O trono sobre pedestal indica a diferença entre o mundo terrestre e o mundo celeste e a primazia deste sobre a terra. O fato de que os três se sentem sobre os mesmos tronos quer significar que têm a mesma dignidade.
Os tronos e os pedestais apóiam-se  sobre um fundo verde-esmeralda. Efetivamente, escreve-se no Apocalipse: “Um arco-íris ao redor do trono de aspecto semelhante à esmeralda. Diante do trono como um mar transparente semelhante ao cristal.” (AP 4,3.6).
Também é interessante notar que este possui um movimento circular passando pela cabeça dos três, e o centro deste círculo é a mão do Filho, pelo qual participamos da Trindade.

Um comentário:

  1. Gisele, muito obrigado por ter postado o ícone da Trindade e sua história. É muito importante que toa a paróquia possa conhecê-lo e entendê-lo. Além do maids, é muito bonito!

    Valeu!!!!

    Isabel

    ResponderExcluir