domingo, 14 de agosto de 2011

Novena a Nossa Senhora do Rosário



Novena a Nossa Senhora do Rosário

A festa de Nossa Senhora do Rosário é comemorada em 07 de outubro, mas nossa paróquia celebra na festa da Assunção para não “atrapalhar” a festa de Nossa Senhora Aparecida

No livro O Santo do Dia, Dom Servilio Conti, explica que:

“07/10 – Nossa Senhora do Rosário

         Esta festa é uma glorificação da Santíssima Virgem por causa da proteção que ela concede à igreja pela recitação do santo rosário. Foi instituída pelo Papa Pio V no aniversário da vitória alcançada sobre os turcos em Lepanto (1571) pelos cristãos em batalha naval, atribuída ao auxílio da santa Mãe de Deus com a recitação do rosário.
         A celebração deste dia convida a todos à meditação dos mistérios de Cristo, guiado pela Santa Virgem Maria, singularmente associada a encarnação, paixão e ressurreição do Filho de Deus.
         É necessário, contudo, distinguir a oração do rosário da festa do santo rosário. O rosário é uma oração que nasceu do amor da idade média por Maria. A lenda conta que esta oração foi instituída por São Domingos a quem a Mãe de Deus recomendara como uma arma de proteção na luta contra os hereges albigenses. O papa dominicano Pio V animou vivamente a prática da recitação do rosário que em breve, se tornou a oração popular predileta da Cristandade. Esta devoção recebeu da igreja as melhores aprovações e foi enriquecida por muitas indulgências.
         Esta devoção tem o privilégio de ter sido recomendada por Nossa Senhora de Lourdes e em Fátima; o que depõe em favor de sua validade em todos os tempos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário