quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Família, lugar de segurança 

 

O tema da segurança tem relação direta com a situação atual das famílias. Primeiro, porque as relações sociais são influenciadas pelo contexto social. 
Além disso, o espaço familiar é também espaço de educação para a convivência. Assim como se aprende a violência, aprende-se a cultura da paz. Mesmo em meio a todos esses problemas, a família continua sendo um referencial importante para a maioria dos adolescentes e jovens. É dela que ganhamos elementos importantes para a construção da identidade pessoal e social. 
É no seio da família que o ser humano aprende a ser “verdadeiramente humano”. A experiência da convivência,do perdão, da partilha, da correção, das alegrias e tristezas vividas em família forma o ambiente privilegiado e insubstituível para desenvolver a cultura da paz. 
Assim, as relações familiares, em borá muitas vezes com dificuldades, devem contribuir eficazmente para o aprendizado da superação de problemas e conflitos e o desenvolvimento de uma mentalidade em favor da paz. A nossa tarefa como cristãos é construir e viver a fraternidade fundada no amor. Em família somos mais fortes, somos melhores, mais capazes. 
Nossa família é o nosso ponto de encontro, de união, de segurança. 
É o porto seguro para o qual sempre podemos retornar. E mais bela ainda é nossa família por causa da presença amiga e forte de Jesus, de quem recebemos o novo mandamento do amor que gera a paz.
O Senhor Jesus que viveu com sua família em Nazaré permaneça em nossas famílias, defendendo-nos de todo mal, e nos transforme num só coração e numa só alma. Amém.

(adaptado do subsídio “Hora da Família 2009”, elaborado pela CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário