sábado, 3 de setembro de 2011

Palavras de Pároco



Vivendo este tempo em que a Igreja no Brasil nos convida a dar mais atenção à Palavra de Deus, vamos refletir e amadurecer um pouco mais a Sagrada Escrituras, para vivenciarmos melhor a Palavra de Deus no dia a dia.

“Desde a tua infância conheces as Escrituras.
Elas têm o poder de comunicar-te a sabedoria
que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo.
Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que
o homem de Deus seja perfeito
e preparado para toda boa obra”.
(2 Tm 3,15-17)



            A palavra Bíblia vem do grego “biblos”, que significa “Livro”. É de onde provém o diminutivo “biblion” = livrinho, que no plural fica “Bíblia”. O próprio nome da Bíblia nos diz que ela é o LIVRO por excelência – melhor, mais profundo, traduzido nas línguas oficiais. Mas é um Livro feito por muitos Livros. É pois uma coleção, ou uma biblioteca.
             
Bíblia é o fundamento e o alimento da fé para todos os povos cristãos, pois fala da experiência, do povo, da presença de Deus na sua vida.

A Bíblia encontra-se dividida em duas grandes partes: AT e NT. Onde, AT é Antigo Testamento, ou seja Antiga Aliança (antes de Jesus Cristo), e NT é Novo Testamento, ou seja Nova e eterna Aliança (a partir de Jesus Cristo).

O AT compõe-se de 46 Livros que nos falam da história do Povo de Deus. Trata a respeito do mundo, do homem, da fidelidade e infidelidade do povo de Israel, da promessa do Salvador. E o NT compõe-se de 27 Livros. O NT nos apresenta Jesus Cristo, na sua vida,  nos seus ensinamentos, nos seus milagres, no seu Evangelho. Trás também a história da Igreja primitiva, pregação aos pagãos, formação e vida das primeiras comunidades, testemunho dos primeiros cristãos, orientações dos apóstolos, sendo ao todo 73 Livros, uma biblioteca. Vejamos:

ONDE FOI ESCRITA?

A Bíblia foi escrita para manter o povo unido na caminhada para o encontro com Deus. Foi impressa pela primeira vez em latim mais ou menos no ano de 1450 d. C. (depois de Cristo). A maior parte foi escrita na Palestina onde o povo vivia, por onde Jesus andou e onde nasceu a Igreja. Algumas partes do AT se deu na Babilônia terra do cativeiro por volta do ano 600 a.C. (antes de Cristo). Outras no Egito terra que o povo emigrou depois do cativeiro. A maior parte do NT foi escrita na Síria, Ásia Menor, Grécia, Itália onde Paulo fundou comunidades.

QUANDO FOI ESCRITA?

A Bíblia foi vivida pelo povo de Deus, falada, recordada em família, entre amigos. Ela era memorizada e contada aos descendentes. Por isso a Bíblia saiu da memória do povo, nasceu da preocupação de não esquecer o passado, e somente tempos mais tarde começou a ser escrita, o que se deu aos poucos, assim, o AT foi escrito ao longo de quase 1000 anos, o NT começou a ser escrito no primeiro século, os Evangelhos a partir do ano 70.

QUEM ESCREVEU?

A Bíblia foi transmitida por inúmeras pessoas: homens, mulheres, jovens, idosos, mães e pais de família, reis, doutores, pastores, operários. Gente instruída que sabia ler, escrever e gente simples que só sabia contar histórias. Gente viajada e que nunca saiu de casa, gente de todas as classes sociais: ricos e pobres. Todos com a mesma fé, em busca da justiça e da fraternidade. Nesses povos havia diferença de costume, cultura, situação econômica, social e política. Para não perder a riqueza desta vivência o povo sentiu a necessidade de registrá-la. Começou-se pois a registrar por escritos as tradições.
Assim, a Bíblia foi escrita em épocas diversas e por muitas pessoas de diferentes costumes, situações, etc.. É por isso que não podemos ler e compreender os fatos como estão escritos, é preciso aplicá-los à nossa vida, à nossa cultura e costume. Ex.: Ct 1,9.

QUANTAS LÍNGUAS?

A Bíblia foi escrita em 03 línguas: Hebraico, Aramaico e Grego. O Hebraico era uma língua muito difícil de ser aprendida, e por isso não era falada pelo povo. Os Hebreus falavam o Aramaico. O Hebraico foi sempre a língua sagrada. Quando a Palestina foi invadida pelos gregos por volta do ano 333 a.C. o povo foi obrigado a falar o Grego. Surge então as tradições gregas. Famosa é a tradução dos “SETENTA” feita por 70 sábios, ano 250 a.C. em Alexandria. Esta importante tradução dos 70 acolheu como bíblicos diversos Livros e trechos que o judaísmo oficial, na Palestina, mais tarde rejeitou. São eles: Tb, Jd, 1 e 2Mc, Br, Sb, Eclo e mais trechos do Livro de Dn (capítulos 13-14, e vv. 29-90 do capítulo 03) e Ester (capítulos 10,4-16,24). A Igreja Cristã primitiva usava muito a Versão dos 70. Por isso, esses Livros estão nas Bíblias de edição católica, mas não nas de edição judia. A partir do século XIX, também os protestantes os têm tirado de suas edições. São chamados de Livros “deuterocanônicos”; os protestantes os chamam de “apócrifos”. São esses Livros do AT que não fazem parte da Bíblia protestante e a torna diferente da Bíblia católica. No NT, os católicos e protestantes têm a mesma lista de Livros.

POR QUE FOI ESCRITA?

A Bíblia foi escrita para manter o povo na caminhada. Três coisas animam o povo para se manter na caminhada.

ANTIGO TESTAMENTO – Antiga Aliança (antes de Cristo)

1.      Contar o passado

Não nos esquecemos do passado de nossa vida. O Povo de Deus encorajava, quando olhando as coisas que Deus tinha feito por eles no passado, se animava a caminhar para frente.

2.      Anunciar o futuro

Ficamos animados diante da possibilidade de um futuro melhor. Nasce em nós nova esperança, força e coragem. O Povo se animava a caminhar quando os profetas anunciavam as promessas de Deus para o futuro.

3.      Mostrar o presente

Ficamos felizes quando sentimos que Deus caminha conosco. Assim foi com o Povo de Deus. Olhava não só o passado, nem só o futuro, mas também o presente buscando soluções para seus problemas.


NOVO TESTAMENTO – Nova e Eterna Aliança (depois de Cristo)


Cristo é a luz que ilumina o passado, o presente e o futuro. Fazendo referência a Ele, podemos entender a mensagem da Bíblia hoje. Rm 15,4 e Hb 1,1-4.

O CENTRO DA HISTÓRIA É CRISTO

É preciso conhecer o AT e o NT para caminhar na estrada de Jesus Cristo. O plano da Salvação, proposto por Deus, realizou-se lentamente, é hoje anunciado como a Boa-Nova, o Evangelho dirigido a toda a humanidade.


APRENDA A MANUSEAR A BÍBLIA

Como encontrar uma citação Bíblica?
Como vimos a Bíblia se encontra dividida em duas grandes partes: AT e NT. Vimos também que os Livros se encontram agrupados conforme suas características particulares formando um conjunto de nove grupos ao longo da Bíblia. Os Livros da Bíblia estão divididos em capítulos e versículos; alguns versículos longos se encontram divididos; para facilitar a procura, a citação de uma frase, enfim a leitura.
O número dos capítulos está indicado com o número grande e o dos versículos com o número pequeno. Portanto, para achar um determinado trecho na Bíblia, devemos dizer o nome ou título do Livro, o número do capítulo e o do versículo.
Entre o número do capítulo e o número de versículo vai uma vírgula. Exemplo: Jo 8, 12. Lê-se: Evangelho de São João, capítulo 8, versículo 12. Se o texto citado abrange mais de um versículo, então separa-se a seqüência dos versículos por um traço (-). Exemplo: Is 55, 1-6. Profeta Isaías, capítulo 55, versículos de 1 até 6.
Lembramos que o traço (-) pode indicar também uma seqüência de capítulos. Exemplo: Rm 5, 12 - 6, 3. Lê-se: Carta aos Romanos, do capítulo 5, versículo 12 até o capítulo 6, versículo 3.
O ponto e vírgula (;) separa tanto capítulo de capítulo como Livro de Livro. Exemplo de separação de capítulos: Lc 12, 49; 18, 16. Lê-se: Evangelho de São Lucas, capítulo 12, versículo 49; e capítulo 18, versículo 16. Exemplo de separação de Livros: Gn 3, 15; Jr 2, 13. Lê-se: Livro do Gênesis, capítulo 3, versículo 15 e Profeta Jeremias, capítulo 2, versículo 13.
Quando se pula um versículo, separa-se um versículo do outro com um ponto. Exemplo: 1 Cor 11, 17.20.23-28. Lê-se: Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 11, versículo 17, versículo 20, e do versículo 23 até 28. Portanto, pulam-se os versículos 18 19, bem como os versículos 21 e 22 .
Às vezes encontramos um “s” ou dois “ss” depois do versículo. Quer dizer: “versículo seguinte” ou “versículos seguintes”. Exemplo: Lv 19, 22ss. Lê-se: Livro de Levítico, capitulo 19, versículo 22 e seguintes.
Outras vezes encontramos um “a, b, c...” após o versículo. Indicam se é primeira, segunda, terceira ... parte do versículo. Exemplo: At 8, 7a. Lê-se: Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 8, e primeira parte do versículo 7. Isto acontece quando o versículo é formado por uma ou mais frases (é longo).
Não raro encontramos, antes de uma citação, as letras “Cf” = confere, ou conferir. Isto acontece quando alguém faz referência a um trecho da Bíblia sem transcrevê-lo textualmente. Então indica o texto em que se baseia, para que a gente possa “conferir”.

Como se lê:    2Rs 4, 18b-21.32-37
                        Est 5, 1b-2; 7, 2b-3
                        Ap 12, 1.5.13a.15-16a

É importante que, antes de você procurar na Bíblia um trecho para ler e rezar, que você conheça sua Bíblia. Como ela se encontra organizada, dividida, apresentada. Assim é importantíssimo que antes de qualquer leitura da citação bíblica, ler e estudar: toda a apresentação da Bíblia que se encontra no início da mesma, bem como toda a introdução geral e introdução particular a cada Livro. Isto é importante para que se situe dentro de todos os aspectos dos Livros Bíblicos: história, geografia (mapas), autoria, gênero literário, época de escrita, etc.. Isto feito se terá um gosto e aproveitamento melhor e profundo da leitura orante da Palavra de Deus.

Leia e reflita: Jo 3, 16-18.
                      Jo 20, 30-31
1 Jo 4, 20-21.


Leia e reze sempre a Palavra de Deus, pois, ela é luz para os seus passos.

Forte abraço, tenhamos um mês de setembro abençoado. Bênçãos para você e toda a sua família.

Bênçãos em Cristo.

Pe. Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário