sexta-feira, 9 de setembro de 2011

HISTÓRIA - COMUNIDADE CRISTO RESSUSCITADO


Histórico da Comunidade  

CRISTO RESSUSCITADO- SANTA CRUZ

Por Beatriz


O bairro onde fica situada a comunidade foi criado em 1976, pelos os trabalhadores da Fiat e da empresa de Fundição FMB, estes moradores para poderem ir às missas, tinham que andar cerca de uma hora, para chegarem à Igreja do Petrolândia.
Além da distancia os moradores tinham que enfrentar ainda a falta de infra - estrutura, visto que a região ainda, não possuía asfalto, rede de esgoto e ônibus.
 Assim os moradores, se uniram a começaram a realizar novenas e terços.
Em março de 1980, a Comunidade do Bairro começou a celebrar as primeiras missas que na época eram celebradas nas casas, junto com o Padre Florêncio e o seminarista Emorgenes.
A primeira missa celebrada no Bairro foi na Rua Paraopeba, n.º84 em um domingo às 16 horas, com aproximadamente 120 pessoas.
Depois desta missa Padre Florêncio deixou nas mãos de Dona Maria a responsabilidade de organizar as próximas missas que iriam ocorrer no bairro.
Em agosto de 1980, foi escolhido um local para ter as celebrações em um arrozal, que era debaixo de uma arvore até encontrar um local para ser construída a igreja.
Com a presença do Sr. Joaquim e família juntamente com os padres: Chico, João, Florêncio, Joaquim e o Seminarista Emogenes todos da Paróquia Jesus Operário a qual a comunidade pertencia, conversaram juntamente com a comunidade sobre a construção da Igreja e pensaram em comprar um pedaço do lote do Sr. Joaquim, mas este de coração aberto doou uma parte de seu terreno para a Comunidade.
A Primeira Coordenação foi formada por dona Maria Campos e o Sr. Joaquim Anacleto. O Sr. Arlindo e Tarcísio eram tesoureiros e as secretarias eram Larci e Neli, essa coordenação foi discutindo com a comunidade a compra de mais um pedaço do terreno do Sr. Joaquim ele concordou e vendeu a parte que estava faltando para ser construída a igreja, ocorre que tanto a doação como a compra foram de forma informal, visto que no bairro nenhum dos imóveis tem registro, sendo necessário se proceder à ação de usucapião.
Padre Chico, conversou com Dona Maria que já esta na hora de formar as pastorais.
Dona Maria junto com Padre Chico, formaram as pastorais, catequese ministros da eucaristia e batismo. O catecismo era dado por ensinamentos bíblicos, pois ninguém fazia curso na época.
Nessa época, a dificuldade maior era que a assembléia não aceitava as coordenações pastorais, pois para eles quem tinha o poder de mando e decisão era a coordenação da comunidade.
Outra dificuldade eram as eleições de novos coordenadores, pois as pessoas achavam que era muita responsabilidade e trabalho, mas com a iluminação de Deus foram eleitos ao longo dos anos vários coordenadores sendo entre eles: Sr. José Lourenço, Maria Lourenço, Dona Maria Campos, Rodrigo, Joaquim e Roseli.
A comunidade foi envolvida e a construção da Igreja aconteceu com a ajuda das pessoas em sistema de mutirão nos finais de semana e com todo o material conseguido através de doações.
Em setembro de 1982, foi celebrada a primeira missa na Igreja recém construída, no dia da Exaltação da Santa Cruz, onde Padre Chico deu a benção no local e a imagem de Cristo Crucificado. Após saíram em procissão, neste dia o Padre Chico deu nome a Comunidade de Santa Cruz.
Em 22 de maio de 1984 aconteceu o primeiro casamento na comunidade entre Maria de Lourdes Cezar Morais Rosa e João Carlos Rosa que até hoje moram na Comunidade.
Em 1987, a comunidade passou a pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição no bairro PTB e passou a ter como Padres Fernando Luiz Mundim e o Padre Sebastião ambos da referida paróquia.
Com o tempo o Padre Fernando Mundim sugeriu que se mudasse o nome da comunidade, visto que achava não ser muito certo e mudou o nome da Comunidade para Cristo Ressuscitado.
As missas eram celebradas sempre com a Exaltação da Santa Cruz, o qual se faz até hoje.
Em 1989 (VERIFICAR DATA), a comunidade passou a pertencer à nova Paróquia criada, sendo esta de São Cristóvão, que teve como pároco o Padre João Geraldo.
Todas as melhorias e benfeitorias feitas na Igreja, bem como todos os trabalhos da igreja sempre foram mantidos em grande parte pela renda das festas. Celebramos todos os anos na páscoa Cristo Ressuscitado com celebração festiva, não sendo possível a novena por ocasião da semana santa, e a festa da comunidade celebrando seu aniversário em setembro com a Exaltação da Santa Cruz.
A Comunidade continua seu caminho sempre com fé em Deus e hoje tem como pároco o Padre Daniel Custodio Antunes.
Por fim cabe ressaltar, que a Comunidade sempre foi a alma do Bairro, sendo tal afirmativa clara quando se pensa que o bairro tem o nome da Comunidade à época de sua formação, ou seja, Jardim Santa Cruz, os lideres comunitários, são também os lideres da Associação de moradores, que por muitos anos foi um único grupo, somente após 1980, houve esta separação.
Em outubro de 2009 foi um período marcante para a comunidade, pois no dia 25 iniciou a reforma no templo com pleno apoio do pároco. Então no dia 26 de março a igreja foi entregue a comunidade totalmente reformada e em dois dias de celebração 26 e 27/03 foi feita a reinauguração do templo, e por esta ocasião valorizando toda a história sendo agora chamada Comunidade Cristo Ressuscitado Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário