quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dia 5 de abril - Quinta-feira Santa

Pela manhã, o bispo de cada diocese reúne o povo e o clero para a Missa do Crisma, onde são abençoados os óleos do crisma, dos catecúmenos e dos enfermos. Nesta ocasião, os sacerdotes renovam seus compromissos de serviço a Deus. Leia Is 61,1-3a.6a.8b-9; Ap 1,5-8 e Lc 4,16-21. Ao cair da tarde, começa o Tríduo Pascal. A missa vespertina da ceia do Senhor comemora a instituição da Eucaristia, o mandamento do amor e a instituiçãodo sacerdócio ministerial de nossos padres. Após a Santa Missa, começa a adoração ao santíssimo sacramento. Estamos na Páscoa ceia do Senhor.

Prepare-se para a missa, rezando com o texto do lava-pés: Jo 13-1-15


Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora. A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante a ceia, o diabo já tinha posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, o projeto de trair Jesus. Jesus sabia que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos. Sabia também que tinha saído de junto de Deus e que estava voltando para Deus.
Então Jesus se levantou da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Colocou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando com a toalha que tinha na cintura. Chegou a vez de Simão Pedro. Este disse: Senhor, tu vais lavar os meus pés? Jesus respondeu: Você agora não sabe o que estou fazendo. Ficará sabendo mais tarde. Pedro disse: Tu não vais lavar os meus pés nunca! Jesus respondeu: Se eu não o lavar, você não terá parte comigo. Simão Pedro disse: Senhor, então podes lavar não só os meus pés, mas até as mãos e a cabeça. Jesus falou: Quem já tomou banho, só precisa lavar os pés, porque está todo limpo. Vocês também estão limpos, mas nem todos. Jesus sabia quem o iria trair; por isso é que ele falou: Nem todos vocês estão limpos.
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto, sentou-se de novo e perguntou: Vocês compreenderam o que acabei de fazer? Vocês dizem que eu sou o Mestre e o Senhor. E vocês têm razão; eu sou mesmo. Pois bem: eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz.


Outras leituras: Ex 12,1-8.11; Sl 115 e 1Cor 11,23-26.

Retiro Popular 2012 - Editora Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário