quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012




O terço e a verdureira

Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança, vendia alface, cebolinha, etc. … certo dia, tia Tecoã, conhecida por toda vizinhança, foi vender suas verduras na casa de um ateu e perdeu o terço no jardim da casa deste ateu. Passado alguns dias, tia Tecoã voltou novamente à casa do ateu. Este veio logo zombar dela, ele dizia:

– “Você perdeu o seu Deus?”
Ela humildemente respondeu: – “Eu, perder o meu Deus, nunca!”
Então ele pegou o terço e disse: – “Não é este o seu Deus?”
Ela disse: – "Graças a Deus o senhor encontrou o meu terço, muito obrigado."
Ele disse: – "Porque você não troca este cordão com estas sementinhas pela bíblia?"
Ela disse: - “Por que a bíblia eu não sei ler, e com o terço eu medito todas as palavras de Deus no meu coração.”
Ele perguntou: – “Medita as palavras de Deus? Como assim? Poderia me dizer?”
Posso sim, respondeu ela pegando o terço:
“- Quando eu pego na cruz, lembro-me que o filho de Deus derramou todo o Seu sangue pregado numa cruz para salvar a humanidade.
Esta primeira conta grossa me lembra que há um só Deus Onipotente.
Estas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espirito Santo.
Esta outra conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai Nosso.
O terço tem cinco mistérios que fazem as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, e cada mistério tem dez ave-marias, que me fazem lembrar os dez mandamentos que o Senhor mesmo escreveu nas tábuas de Moisés.
O Rosário de Nossa Senhora tem quinze mistérios, que são: Cinco gozosos, Cinco dolorosos e Cinco gloriosos.
De manhã quando me levanto para iniciar a minha luta do dia, eu rezo os mistérios gozosos, lembro-me do humilde lar de Maria em Nazaré.
No meio do dia, no meu cansaço e fadiga do trabalho eu rezo os mistérios dolorosos, que me lembram a dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário.
Quando chega o fim do dia com todas as lutas vencidas eu rezo os mistérios gloriosos, que fazem lembrar que Jesus venceu a morte para nos dar a salvação e a toda humanidade.
E agora diga-me onde esta a idolatria ?”
Ele, depois de ouvir tudo isso, disse:
- “Eu não sabia disso, ensina-me a rezar o terço!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário