domingo, 26 de fevereiro de 2012




26 fevereiro: Primeiro Domingo da Quaresma

... o Retiro tem seu ponto forte na participação da Santa Missa.

O beato João Paulo II chamou o dia do Senhor de dia do Cristo, dia da igreja, dia do homem, dia dos dias! Participar da Santa Missa e viver o domingo é presente de Deus, direito de todos os cristãos, antes de ser um dever. Torna-se um dever porque primeiro é um dom.

As leituras dominicais são: Gn 9,8-15; Sl 24; 1Pd 3,18-22 e Mc 1,12-15. Dedique-se a preparar bem a participação na Santa Missa. Ouvindo a homilia, acolha um precioso ensinamento para viver durante a semana. Anote-o para guardar e recordar durante os próximos dias.

Os antigos tinham entendido o deserto como preparação para o tempo do Messias, interpretando o texto Is 40,3-5. Era difícil pensar um caminho no meio do deserto, pois no meio do "crescente fértil", visto das terras do exílio, havia um deserto intransponível.

João Batista batizava e anunciava a conversão, ruptura com o passado de pecado, que prepara a chegada do Cristo. Jesus aparece, recebe o batismo de João, para ser depois o Senhor do novo batismo. É Ele quem "vê" o Espírito descendo! Depois Jesus vai ao deserto, como quem vai para a paixão. Dali sairá, para pregar a conversão, dirigindo-se à Galileia.

No deserto da vida, acolhamos o convite a preparar a acolhida ao Senhor. O que deve ser deixado para trás? Você aceita a proposta de ir ao deserto com Jesus?




Retiro Popular 2012 - Editora Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário