sábado, 24 de dezembro de 2011

Enxoval simbólico do Menino Jesus



Dia 1º - Preparação do ambiente – “ Paredes e janelas do quarto.”
Vivência: Vasculhar as paredes do nosso coração, purificando-as de pensamentos ou sentimentos desagradáveis, especialmente faltas de perdão e, arejar o ambiente com o perfume do nosso amor.

Dia 02 - Cuidar do “piso do quarto” - Deixá-lo limpo e brilhante com atos de humildade que impeçam toda e qualquer contaminação interior.

Dia 03 - “Cortinado” - Confeccionar e decorar o aposento de Jesus com lindas e delicadas cortinas, bordando-as com as cores suaves da reta intenção em todo nosso agir.

Dia 04 - “Ornamentação das paredes” - Deixar o quarto bem alegre, relembrando as cenas da Anunciação de Maria, procurando imitá-la no seu “sim”, sempre que for possível e oportuno.

Dia 05 - “Cômoda do bebê” - Adorná-la com diversas flores, símbolo do exercício das virtudes, especialmente a paciência, a simplicidade e o amor.

Dia 06 - “Objetos necessários para os cuidados do bebê” - Organizar bem o nosso dia. Cada coisa a seu tempo e em seu lugar, dando prioridade ao essencial. Que ninguém sofra, hoje, por descuido nosso!

Dia 07 - “Banquinho de Maria” - Cobrir com atos de generosidade o banquinho de Nossa Senhora, no qual sentará para ninar e amamentar Jesus. Acolhamos, de alguma forma, Jesus, que vem a nós na pessoa do próximo.

Dia 08 - “O berço de Jesus” - Fazer de nosso coração um berço acolhedor pela abertura à ação da graça, acolhendo e praticando as boas inspirações.

Dia 09 - “Colchãozinho” - Confeccioná-lo de forma que fique bem macio, com atos de delicadeza e ajuda ao próximo, especialmente os mais necessitados.

Dia 10 - “Travesseiro” - Procuremos dar a Jesus o maior conforto e um sono tranqüilo, através de um bom exame de consciência, modificando no que for necessário a nossa conduta e, se possível, purificar mais o nosso coração .

Dia 11 - “Fronhas” - Recobrir nossas ações com a pureza de intenção e equilíbrio entre o ser e o fazer.

Dia 12 - “Lençóis” - Envolver Jesus Menino, na pessoa do próximo, com atos sinceros de compreensão, bondade e amor, implorando bênçãos e graças para as famílias mais necessitadas.

Dia 13 - “Cobertores” - Para aquecer bem o Menino Jesus, faremos o maior número possível de atos de amor, em reparação das violências e injustiças que se cometem, hoje.

Dia 14 - “Colcha” - Tecer uma linda colcha de retalhos, com pequenas orações de repetição (jaculatórias), implorando a vinda de Jesus e seu acolhimento em todos os corações.

Dia 15 - “Fraldas” - Aproveitar bem e tempo, fazendo reserva de boas obras, cultivo espiritual, dedicando maior espaço no dia de hoje para estar com Jesus.

Dia 16 - “Camisa” - Cultivar a intimidade com Jesus, intensificando o silêncio e a oração, por todas as pessoas afastadas de Deus.

Dia 17 - “Sapatinhos de lã” - Proteger Jesus com atos de prudência e mortificação no relacionamento com o próximo. Oferecer o nosso dia para os que se desviarem do bom caminho.

Dia 18 - “Tip Top para Jesus” - Revestir nosso dia com as luzes e a força da Palavra de Deus meditada, interiorizada e vivenciada conforme os apelos do Senhor.

Dia 19 – “Casaquinho de lã” - Aquecer Jesus com gestos de afeto e gratidão, valorizando a vida e todas as oportunidades para crescer.

Dia 20 – “Touca” - Buscar intensa união com Maria e pedir sua proteção por todas as crianças desamparadas e sem lar.

Dia 21 – “Enfeites do quarto” - Preparar a chegada de Jesus, acolhendo bem todas as pessoas, no dia de hoje, oferecendo nossas preces e gestos concretos de amor e solidariedade.

Dia 22 - “Caminho de Belém” - Caminhar, em espírito, com Maria e José para o Belém de nossa vida, e oferecendo-lhe a acolhida calorosa de nossa disponibilidade em servir.

Dia 23 - “Gruta de Belém” - Contemplemos Jesus que vem a nós na simplicidade de uma criança pobre, frágil e necessitada. Marquemos nossa presença, na gruta, esperando-o com os dons do nosso despojamento interior.

Dia 24 - Feliz Natal! - Vivamos a alegria do Natal e manifestemos a todos a felicidade de nossa salvação em Cristo Jesus.

Feliz Natal a todos!

Fonte: "AmaDio: a força e a beleza de um Sim" Ir

Um comentário:

  1. Parabéns pelas dicas tão atuais que orientam o caminho para o dia tão sagrado que o Natal do Senhor.

    ResponderExcluir