segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Inicia-se na Paróquia, uma Campanha de Conscientização do Dízimo.

Objetivo: Esclarecer a diferença entre o Dízimo e a Oferta e a importância de ambas as contribuições.


Quais as diferenças entre

DÍZIMO e OFERTA

É verdade que na Bíblia Sagrada Deus nos concede o Dízimo e a Oferta. “Pagai integralmente os dízimos à casa do Senhor” (Mal 3,10). “Dizei ao povo de Israel que me faça uma oferta, diz o Senhor” (Ex 25,2).

Existe uma grande diferença entre Dízimo e Oferta, embora ambos sejam frutos de nossa fé, do nosso reconhecimento, da nossa generosidade, de nosso coração.

Dízimo é devolver a Deus, com fidelidade, uma parte de tudo aquilo que Ele próprio nos dá, nós separamos “as primícias”, a parte consagrada a Ele, e fazemos devolução. Se a nossa renda é a colheita, nós daremos o nosso Dízimo quando realizar-mos a nossa colheita, no campo. Se a nossa renda é o nosso salário, devolveremos nosso dízimo como primeiro gesto de gratidão a Deus, logo que recebemos o nosso salário.

A Oferta é livre, não tem momento certo, depende da necessidade de quem solicita e da disponibilidade de quem oferece. O Dízimo tem um, destino certo: a Igreja de Jesus Cristo, de acordo com um plano pastoral que abrange as dimensões: Religiosa, Social e Missionária. Este plano tem continuidade, não pode sofrer interrupções, por isso deve contar com recursos regulares. É o Dízimo que deve sustentar o plano pastoral da Igreja para a realização da obra de Deus.

As ofertas se destinam geralmente para a realização de obras complementares ou para socorrer alguma emergência pessoal ou comunitária, ou ajudar o plano pastoral da Igreja, mas como acréscimo ao Dízimo, que constitui a pastoral de sustentação da vida paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário